Comandante prestigia cerimônia de entrega de espadim na AMAN

Futuros oficiais

Publicado em 17/08/2024 16h05 | Atualizada em 17/08/2024 16h34

AMAN

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou neste sábado, 17 de agosto, a cerimônia de Entrega dos Espadins aos cadetes da Turma 200 Anos do Marechal Deodoro da Fonseca. 

A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, do Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, e de demais autoridades militares e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Ao todo, 394 cadetes de todas as regiões do Brasil e de nove Nações Amigas (Bolívia, Camarões, Guiana, Honduras, Namíbia, Panamá, Paraguai, Senegal, Vietnã) adentraram o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes, prestigiados por familiares e amigos. 

Idealizada pelo Marechal José Pessoa e realizada desde 1932, a cerimônia representa um marco na carreira dos jovens cadetes que, após 20 meses de formação, usam pela primeira vez o uniforme histórico da AMAN, o tradicional “azulão”. O espadim é uma réplica em miniatura da invicta espada do Duque Caxias, patrono do Exército Brasileiro, e somente pode ser portado pelos cadetes da AMAN, que o recebem como o próprio símbolo da honra militar.

O Comandante da AMAN, General Vinicius, em suas palavras, enfatizou aos Cadetes e aos demais presentes: “Este ano comemoramos 80 anos da chegada de Cadetes vindos do Rio de Janeiro. Essa longa formação com a cidade de Resende nos permitiu a formação de 30 mil jovens oficiais combatentes do Exército Brasileiro espalhados por esse Brasil continental. Este momento é de júbilo e muita alegria por mais essa conquista. Aos familiares e amigos de nossos Cadetes, gostaria de cumprimentar cada um de vocês e dizer que estamos orgulhosos por este momento”, destacou o Comandante da AMAN.

O Cadete Bernardo Silvestre de Vargas, de 21 anos, oriundo de São Leopoldo (RS), o mais bem classificado da turma, recebeu das mãos do Ministro da Defesa, Sr José Mucio o seu Espadim. Em seguida as madrinhas e padrinhos entregaram os Espadins aos jovens Cadetes.

A senhora Thaís Vargas, mãe do Cadete Vargas, 1º colocado, lembra com emoção o quanto foi árdua a caminhada para chegar a este dia de conquista. “Além do nosso filho, temos muito orgulho por todos os cadetes da AMAN. Estamos muito felizes por ele ser Cadete da AMAN”.

O Cadete Vargas afirma que bons exemplos nunca faltaram em casa e poder alcançar um sonho tão almejado é muito satisfatório. “Muito feliz em ser Cadete de Agulhas Negras. Empenhei-me ao máximo e hoje colho os resultados de tanto esforço”.

O Ministro da Defesa parabenizou a cada um dos Cadetes e seus familiares. “Caros Cadetes, o Espadim que hoje recebem em solene compromisso perante a Bandeira do Brasil é um símbolo da máxima virtude das mais caras tradições. Parabéns por sua conquista. Sejam muito felizes. Caros pais, os senhores são os grandes incentivadores de seus filhos e são vitoriosos também”.

O Comandante do Exército, General Tomás, salientou em suas palavras o quanto essa cerimônia renova valores e tradições. “Esse dia é simbólico. Muitos acham que é fácil, mas não é. É um concurso muito disputado, perpassando pelos desafios da Escola Preparatória de Campinas e do Curso Básico da AMAN. Esse é o espírito de renovação que a gente quer. O Comandante do Exército tem muito orgulho de todos esses Cadetes”, finalizou General Tomás. 

Parabéns aos integrantes da Turma 200 anos do Marechal Deodoro da Fonseca por mais essa conquista em sua formação e preparação rumo ao oficialato!

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Conteúdo Relacionado