Exército forma 393 novos Sargentos de Logística - Notícias
Exército forma 393 novos Sargentos de Logística
Comandantes de pequenas frações
EsLog
Rio de Janeiro (RJ) – Nesta sexta-feira, 22, concluíram o Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Logística os 393 alunos da Turma 130 Anos da Criação da Escola de Sargentos. A turma, composta por 265 homens e 128 mulheres, diplomou-se nos cursos de Intendência, Material Bélico, Manutenção de Armamento, Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Mecânico Operador, Topografia, Música e Saúde.
Inicialmente, os alunos realizaram a restituição solene do Sabre Sargento Max Wolf Filho, que receberam no início do ano de instrução. Durante a solenidade de restituição, uma réplica do sabre nº 001 ocupou lugar de destaque, representando o Sargento Max Wolf Filho e servindo de exemplo e inspiração para os futuros líderes de pequenas frações. O Sabre é uma réplica do sabre-baioneta do fuzil Mauser 1908, rememorando sua utilização pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1932. Trajando o uniforme histórico, os alunos restituíram o sabre e proferiram as seguintes palavras: “Para que os novos alunos o empunhem e com a convicção de tê-lo dignificado, restituo o Sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho”.
Em seguida, o Comandante do Exército presidiu a cerimônia de conclusão do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Ele comentou sobre a emoção e o significado que envolvem a data. “Esta é uma das cerimônias mais bonitas que o Exército Brasileiro tem, porque empolga e ensina três coisas que são muito caras para nós: a superação, o sacrifício e a determinação. Foram dois anos de sacrifícios, em que vocês viveram alegrias e tristezas, mas superaram tudo. Vocês são exemplo e empolgam a juventude do Brasil inteiro para se juntar a nós, para acreditaram no Exército Brasileiro. Muito obrigado e parabéns por essa formatura maravilhosa", celebrou o General de Exército Tomás.
O Comandante da Escola de Sargentos de Logística também parabenizou os novos sargentos. “Encerra-se nessa data uma fase importante da carreira de vocês, que teve início há pouco mais de 2 anos, com a aprovação em um concurso público nacional com concorrência de quase 100 candidatos por vaga. Parabéns! Vocês conseguiram chegar aqui e é hora de partir para novos desafios. Vocês estão preparados e é hora de praticar o que aprenderam aqui e nas unidades de ensino tecnológico do Exército de onde vieram”, exortou o Coronel André Luis Costa Pitangueira.
O Adjunto de Comando do Comandante do Exército falou aos novos sargentos enfatizando o papel que desempenharão nos quadros do do Exército Brasileiro. “Na estrutura do Exército, o sargento é elemento fundamental para o fortalecimento da cadeia de comando, da hierarquia e da disciplina. Por isso, não se esqueçam que, como comandantes das pequenas frações, vocês devem liderar pelo exemplo, ser a referência imediata de profissionalismo e de comportamento ético para os seus subordinados e, ainda, conduzi-los para o estrito cumprimento do dever com entusiasmo e vibração”, concluiu o Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston.
A cerimônia de conclusão do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de Logística foi acompanhada por diversas autoridades militares e civis, entre elas: General de Exército Veterano Júlio Cesar de Arruda, Antigo Comandante do Exército; General de Exército João Chalella Junior, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal; General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, Comandante Logístico do Exército; General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante Militar do Leste; General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; General de Divisão Carlos Duarte Pontual de Lemos, Comandante da 1ª Região Militar; General de Divisão Marco Aurélio Nunes Pereira, Diretor de Saúde do Exército; General de Divisão Rogério Cetrim de Siqueira, Diretor de Educação Técnica Militar; General de Divisão Armando Morado Ferreira, Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia; General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército; General de Divisão Jorge Augusto Ribeiro Cacho, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; General de Divisão Veterano Ivan Ferreira Neiva Filho, Antigo Comandante; General de Brigada Macis Gualberto Mendonça Junior, Diretor do Serviço Geográfico; General de Brigada Marcelo Zanon Harnisch, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; General de Brigada Marcello Yoshida, Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; General de Brigada Mario Eduardo Moura Sassone, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; General de Brigada André Monteiro Gusmão, Comandante da Base de Apoio Logístico; General de Brigada Jason Silva Diamantino, Diretor de Contabilidade; General de Brigada Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9ª Brigada de Infantaria Motorizada; General de Brigada Lucio Alves de Souza, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Leste; General de Brigada Veterano Himario Brandão Trinas; e Coronel André Luis Costa Pitangueira, Comandante da Escola de Sargentos de Logística e Colégio Militar da Vila Militar.
Fonte: Escola de Sargentos de Logística